segunda-feira, 18 de julho de 2011

o tempo.



A Menina Afegã -  foto mais popular da história da National Geographic. Clicada em 1984 pelo fantástico Steve McCurry em um campo de refugiados durante a guerra entre União Soviética e Afeganistão, num raro flagra de uma afegã sem a burka - ela acabara de perder os pais em um bombardeio.

Com o fechamento daquele país para a imprensa ocidental não houve mais registros da menina até 2002, quando uma equipe da revista empregou-se em uma expedição para encontrá-la. Acharam uma mulher parecida numa região remota e usando tecnologia biométrica identificaram-na, através da íris, como a menina da foto. 

Revelou-se então que ela chamava-se Sharbatt Gulla e que na época tinha 12 anos. Estava casada e com 4 filhos, sendo que um deles acabará de perder pra uma doença fatal -. Envelhecida e sem mais a mesma intensidade nos olhos, lembrou-se vividamente do emocionado McCarry, lembrou-se vividamente da primeira e única vez que havia sido fotografada em sua existência. Mas Gulla não sabia de sua imagem famosa, não tinha ideia do impacto que seu rosto - seus olhos - causaram na cultura  ocidental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário